quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Medo de envelhecer


Farei vinte e seis anos domingo e não consigo evitar pensar que estou envelhecendo. Seria precoce se eu não soubesse que, no fundo, todas as minhas amigas também morrem de medo disso – e cada vez mais cedo: medo de envelhecer.
Não vou entrar nos detalhes... é óbvio que vivemos numa sociedade machista, com um padrão de beleza ridículo para as mulheres, no qual homens envelhecendo são charmosos, são interessantes, mulheres envelhecendo são “o murchar de uma flor” (e a metáfora piegas é proposital), significa que estamos morrendo, perdendo o valor. Claro que não estou querendo dizer que envelhecer também não é ruim para homens. Mas para mulheres é praticamente uma sentença de morte, afinal todo nosso valor, como é repetido 25h por dia na TV, nas revistas etc., reside no fato de sermos jovens e bonitas.
Aí que eu, a par do fato de que tudo isso é uma construção social idiota e maléfica, tento repetir pra mim mesma um mantra toda vez que me olho no espelho. E isso quero compartilhar com todas as amigas que temem envelhecer junto comigo.
Eu não estou morrendo, nem perdendo nada, eu estou mudando. E mudar é essa coisa fantástica da vida, seria monótono sempre estarmos na mesma, afinal não é por isso que sempre gosto de mudar de cor de cabelo? Acrescento a isso uma leve curiosidade: como ficará meu rosto? Como ficará meu corpo, quando envelhecer? Diferente, parece interessante. Provavelmente, a cada dia uma nova ruga, a pele amaciando, uma novidade. Se isso ainda soa mal, penso nos bebezinhos de gatos lá no quarto, como eles nasceram e ficaram tão bonitinhos bebês que inevitavelmente eu pensava: quem dera eles nunca envelhecessem! Por outro lado, há sempre a curiosidade: como eles ficarão quando mais velhos? Como eles ficarão quando crescer? E um pouco de alívio em pensar que, amadurecendo, será mais fácil cuidar deles, que eles ficarão cada um com uma personalidade mais própria. E isso é envelhecer também pra gente... Se eu tiver sorte de viver o suficiente para ver como ficarei velhinha.
E eu serei uma velhinha linda. Já estou planejando as roupas, e os cabelos. E meu corpo terá textura de maria-mole, que é uma textura tão gostosa, eu adorava ficar mexendo no lóbulo da orelha da minha avó. Envelhecer é o body modification da natureza. 

2 comentários:

Bel Correia disse...

Falou e disse! \o

Malk (acho que eu passei dos seis anos) disse...

Isso ainda existe! E com o mesmo nome! Olá, querida tia!