terça-feira, 29 de setembro de 2009

A má-fama dos gatos

Bom, como a maioria das pessoas já sabe, eu adotei uma gatinha. É a minha primeira gata, antes só tive cachorros e sempre gostei muito deles. Minha família (com exceção do meu pai) nunca foi muito fã dos gatos, do tipo que proclama a deus e o mundo a velha história dos gatos serem ruins, falsos, traiçoeiros, não gostarem dos donos, etc. etc.
Pois bem, eu me considero uma pessoa razoavelmente consciente a ponto de perceber que quando as pessoas repetem a MESMA história, quase sempre sem nem ter experimentado ser dono de um gato de fato, isso só pode ser preconceito. E cá estou eu com uma gatinha que tem me feito ver que realmente toda essa babaquice repetida não passa MESMO de puro preconceito.
A questão aqui é. Você pode gostar mais de cachorros. Realmente, eles são mais babões e pulões e sei lá mais o que (e também são mais bobões, cagam mole por tudo quanto é canto, fedem mais e etc., mas e daí?), eu adoro cães, é claro. E tenho um certo pânico de peixes. No entanto, apesar de brincar às vezes, nunca disse que peixes eram traiçoeiros, maus, mordiam seus donos e... cá pra nós, tem bicho mais indiferente aos donos? Pássaros igualmente, não são do tipo que pedem cafuné, nem são macios... MAS eu nunca diria que eles são maus, pelo contrário. Tenho até certa pena do ambiente limitado que esses animais vivem.
O que eu quero dizer aqui é que antes de você abrir a sua bendita boquinha pra falar mal de um animal pense mais vezes. Pense MUITAS vezes. E tenha conhecimento do que está falando.
Minha gata, além de ser mais limpa, não perde pra nenhum cachorro que eu tive. É carinhosa, brincalhona, querida e macia. Ela pode ter um arzinho vaidoso, um jeito sedutor e esperto de ser, mas eu não considero isso ruim, pelo contrário, é um charme todo especial do bicho!
E antes que você me diga que não há mal nenhum em desgostar de um bicho, querido, você não sabe do que está falando. Primeiro, que você está espalhando uma ideia falsa que se propaga desde... sei lá, a idade média dos seus tataravôs pros seus bisavós e por aí vai... uma ideia que é sim, muito prejudicial.
Lembra do que falei ao tomar cuidado ao se referir a ideias que são senso comum? Pois é, quando você espalha pros seus filhos o mesmo preconceito dos seus pais e por aí vai, você está colaborando não só com uma visão preconceituosa, mas com muitos casos de violência a esses bichinhos.
Vamos dar um exemplo que fique mais claro, dentro da nossa espécie, não em outra. Digamos que eu saia por aí dizendo que gays são ruins, que eles são falsos, que são traiçoeiros. Ou que eu ouça da minha vó, e fale pros meus netos que negros costumam ser ladrões, ruins, etc. Será que REALMENTE é só uma opinião inofensiva?
Você já parou pra pensar quantos gatos sofrem na mão de crianças e adultos com ideias preconcebidas como essa de que os gatos são malvados?? Ou você acha que violência aos animais não existe?
Pois se você duvida, vamos dar exemplos palpáveis.


Essa é uma gatinha (parecidíssima com a minha, por sinal) que não consegue mais andar, teve que fazer uma cirurgia de coluna e só anda se arrastando. Isso sem contar os males que não são visíveis como diarreia e feridas. Segundo a descrição do orkut, a gata foi resgatada de uma obra em que um vigia estava sendo pago por uma moradora para tentar matar ela (colocando ela presa em um bueiro por mais de 1 semana, sem comida, sem nada).
Tem vários sem olho, tem bebezinhos largados na rua, com a patinha quebrada:

Tem esse que morreu de desidratação e fome, por abandono:

Vejam essa comunidade com um tópico de 239(!!!) mensagens contando "a maior maldade que já fizeram com um gato": http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=1240497&tid=5370653353418353149&start=1
Olhem isso:


Olhe essas fotos e diga: QUEM é o traiçoeiro, malvado?
Pois é, tem muita gente traiçoeira e malvada, não duvido que exista isso entre os outros animais também. NO ENTANTO, ninguém é igual a ninguém, não só porque raças são diferentes de raças, espécies de espécies como um gatinho de uma mesma ninhada pode ser muito diferente do seu irmãozinho.
Além disso, existe um ensaio interessantíssimo que traça toda a História por trás do preconceito contra os gatos. Interessante é ver que os gatos são símbolos da feminilidade e sofrem preconceito e maus-tratos da mesma forma que as mulheres vêm sofrendo há séculos.
Se você não acredita, leia o ensaio, é muito bom: Gato e a feminilidade
E mais links para adoção aqui em Brasília (procure nas suas cidades):
Adote Brasília
Suzane
BSB Animal

Quando for ter um bichinho, adote. E castre seus bichinhos, se quiser um nenenzinho tem tantos por aí abandonados precisando de carinho... (isso é uma opção pra você e seus futuros filhos humanos também... hehehe xD)
É isso.

Nenhum comentário: